Coleta de Sêmen

A coleta de sêmen dos Garanhões hospedados na EquiCell Reprodução Equina é realizada por meio de uma vagina artificial, um equipamento simples e leve.

O animal monta em um manequim de coleta de sêmen, o que torna a coleta ainda mais segura.

Após a monta o pênis é desviado para dentro da vagina artificial que contém um copo coletor para depósito do ejaculado.

O acondicionamento dos garanhões a esse tipo de coleta normalmente não é difícil.

O sêmen do garanhão é então coletado, manipulado e avaliado no laboratório.

A coleta do sêmen permite que um ejaculado do Garanhão, que seria depositado todo dentro de apenas uma égua na monta natural, pode ser dividido para até 6 ou mais éguas dependendo do número de espermatozoides vivos.

Após a verificação da qualidade do sêmen é feita a divisão do ejaculado em doses e esse sêmen pode ser utilizado a fresco, refrigerado ou congelado.

O sêmen a fresco é o que apresenta maior qualidade, no entanto, dura por pouco tempo nessas condições. Assim, quando há a necessidade de envio de sêmen para curtas distancias é preciso refrigerá-lo previamente diluído em meios específicos e enviado em caixas de transporte adequadas. Deste modo o sêmen dura em média 24 ou 48h dependendo da caixa e da temperatura de refrigeração.

Já a congelação de sêmen é uma importante técnica de conservação nos casos em que os garanhões estão em locais muito distantes que impossibilitariam o transporte do sêmen refrigerado ou mesmo após a morte do animal

 Confira como realizar o pedido de sêmen e as datas de coleta no menu superior, na opção COLETAS.