Congelamento de Sêmen

 O congelamento de sêmen é uma importante técnica de conservação nos casos em que os garanhões estão em locais muito distantes em que há a impossibilidade do transporte do sêmen refrigerado, além de dar segurança ao garanhão e a seu proprietário, pois preserva sua genética por muitos anos

Funciona realmente como um seguro, pois o proprietário terá o sêmen de seu garanhão mesmo que ele venha a ter a fertilidade comprometida por inúmeras razões: problemas locomotores, doença sistêmica, febre ou até mesmo vir a falecer.

Sabendo disso, é necessário se congelar o sêmen com a melhor qualidade possível.

Como funciona o serviço:

O garanhão deverá ser enviado para a EquiCell Reprodução Equina.

O garanhão terá seu sêmen coletado, avaliado quanto à motilidade e concentração, centrifugado para a retirada do plasma seminal, resuspendido no meio para congelamento mais apropriado, envasado em palhetas de 0,5ml devidamente identificadas, congelado e estocado em botijão de nitrogênio.

Cada palheta de 0.5ml conterá 100 milhões de espermatozóides vivos antes do processo de congelamento. Assim o número de palhetas a serem congeladas varia de acordo com a qualidade e quantidade de espermatozóides que cada garanhão ejacula. De maneira geral conseguimos congelar entre 20 e 60 palhetas por ejaculado.

Temos como referência o uso de 2 a 8 palhetas por inseminação por ciclo, e serão necessários 3 ciclos para se obter a prenhez ou se recuperar o embrião.

As palhetas permanecem em um botijão de nitrogenio liquido de propriedade da EquiCell Reprodução Equina, permanecendo armazenadas a -196. ºC.